sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Rodando mas não tanto

Na segunda quinzena de julho/17 o “jipão” estava rodando, voltamos os 20 e poucos km da oficina até a nova garagem sem problemas, só uma paradinha para abastecer.  Estava sem o tanque, rodando apenas com um pequeno galão com menos de 10 litros. Chegamos na garagem emprestada da sogra sem maiores problemas, mas, ao chegar, derreteu o fio que liga o amperímetro ao dínamo. Enfim, fora da oficina e eu mesmo iria resolver as demais questões pendentes e detalhes que surgiram.

Verificado no manual, o fio era muito fino mesmo, falha de conversão da bitola quando fizemos a elétrica.  Uma troca resolveu, pois, apesar do cheiro de queimado, foi só a capa que estragou e não teve nenhum curto.

Em agosto o novo tanque ficou pronto e coloquei no lugar.  Depois disso, a comando começou a apresentar uma falha muito chata: rodava um pouco e começava a falhar, sempre após o motor esquentar.  Depois de uns minutos parado, tudo volta normal.  Conferimos a bobina, mas não era. Revisamos a bomba de combustível com peças novas que eu mesmo tirei da embalagem original, nada. Linha de combustível, não.  Parava no posto, abastece, volta a rodar normal.    Drena o tanque e descobre que tem mais uns 20 litros lá,  deveria rodar normal.   Depois de drenar o tanque duas vezes, passamos a suspeita para o tanque,  mas depois de voltar a usar o galão o problema persiste.

Depois de tanto abrir o dreno do tanque, a vedação já não era a mesma e estava pingando gasolina, também tinha espanado a rosca do niple que liga o tanque na linha de combustível e decidimos aposenta-lo por algum tempo.

Cheguei a arrumar o marcador original que tínhamos para funcionar.  Ficou bom, mas infelizmente depois de uns dias houve um curto circuito internamente e parou.  Decidi não arrumar mais e coloquei uma réplica no lugar.  Gasolina e curto circuito são uma combinação explosiva, melhor não arriscar.

Continuei usando ela ao longo do ano em percursos curtos, algumas vezes voltando rebocado.

Outra coisa que notei é que o óleo ficava com a pressão muito alta, o que significa que estava muito grosso. E alguns vazamentos aqui e ali, como esperado.

Durante esse período instalei a lâmpada de blackout e fiz pequenas melhoras.

Em outubro e novembro/17, trocamos os retentores da ponta de eixo e foram realizados ajustes no freio, que baixava muito depois de um tempo parado.  Logo em seguida, começou a vazar água do radiador, um ponto que tinha um remendo estourou...

















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