terça-feira, 13 de julho de 2010

Restauração - Dia 25

Cheguei para o trabalho e logo fui buscar as engraxadeira e a graxa n.1 que comprei. Durante a manhã engraxei tudo que precisava desta graxa exceto o eixo dianteiro e o cardã trazeiro, que ainda não está instalado. Tive que sair as 11 pois tinha um compromisso.

Depois do almoço voltei e pretendia engraxar o eixo dianteiro. Peguei as ferramentas necessárias e acabei com 1/2 kg de graxa em um dos eixos e nada de "vazar" conforme indicado no manual. Comprei mais um 1kg de graxa e depois de mais um pouco de trabalho consegui completar o eixo direito. Muitas bombadas depois e 1kg de graxa depois, consegui completar o lado esquerdo também. Aproximadamente 1,5 kg de graxa somente para o eixo. Espero que tenha ficado tudo certo. Segui as instruções do manual, mas o ponto onde vazou não era o mesmo que eu esperava. Pode ser que ainda falte um pouco de graxa para completar, mas pelo menos "seco" garanto que não está mais.

Para completar o dia, troquei a válvula do pneu que ainda insistiu em vazar. Preventivamente eu havia deixado o chassi calçado, então desta vez o pneu não baixou muito, mas estava sem pressão alguma.  Calibramos o pneu e amanhã veremos o resultado.

 Aproveitamos os últimos minutos do dia para completar o óleo do motor. Um pouco menos de 5 lts de oleo SAE 40. O indicado no manual é o SAE 30, porém este óleo não está disponível no mercado...

Dos 39 itens que o manual indica que precisam ser verificados e lubrificados realizei somente 14.

Ainda falta lubrificar uma dezena de pontos com óleo do motor. Preciso encontrar a graxa correta para a bomba de água. trocar o óleo da caixa de transferência, transmissão, diferenciais. Engraxar com graxa n.2 os rolamentos...

O Luciano ainda não se cansou de preparar a carroceria. Está sendo muito cuidadoso e esta deixando tudo "zerado". Hoje, ele soldou e lixou diversos pontos onde haviam pequenas trincas e outros defeitos. Quando planejei que usaria minhas férias para trabalhar na comando, meu plano era "jogar uma tinta por cima". Ele se comprometeu a me ajudar, mas jamais imaginei que iriamos desmontar tudo e consertar tantos detalhes. O que está sendo feito é um serviço completíssimo que vai muito além do que eu imaginava possível fazer.

Mais um dia sem fotos. As soldas, lubrificação e troca de válvulas dos pneus são praticamente imperceptíveis nas fotos.

Amanhã o plano do Luciano é acabar a preparação da carroceria pela manhã, pela tarde pintar de verde a parte de baixo e retocar o primer na parte superior.

Nenhum comentário: