sábado, 25 de setembro de 2010

Linha de Combustível III

Já faz um tempo que venho relutando em importar um filtro de combustível novo. Estou preferindo recuperar o que já tenho. O problema é que não sabia como iria adaptar filtro moderno dentro dele, também não encontrei um elemento filtrante antigo para colocar no mesmo lugar.

Como estaria trabalhando sozinho novamente, não poderia mexer com o dínamo. O escape novo está pronto, mas as abraçadeiras necessárias para instala-lo ainda não.  Então não restou muito a fazer a não ser trabalhar com o filtro.

Escolhi para esta primeira experiência o filtro mais barato disponível no posto de gasolina que parei, um investimento de R$6,50, e fui até a oficina. Desmontei o filtro e ví que a solução é aparentemente simples. O filtro tem um furo na parte superior por onde o combustível sai, e o restante e fechado.  Comecei aumentando este furo, pois ali eu preciso passar o parafuso que fecha o filtro da comando.  No outro lado, abri um furo do mesmo diâmetro do parafuso e pronto. Encontrei alguns anéis de borracha para vedar os pontos de contato do filtro e pronto.

Deixei o filtro com o Agostinho, ele vai fazer o favor de jatear o interior do filtro e fechar os furos com solda. Depois faremos o mesmo tratamento aplicado ao tanque de gasolina. Isso deve garantir que a gasolina não irá atacar o metal novamente.

Aproveitei para medir a pressão do pneu que eu havia "consertado" na semana passada. Não é que ainda está com a mesma calibragem! Meu remendo, feito com uma pasta de vedação meio ressecada que encontrei funcionou. Agora posso ficar um pouco mais tranquilo com o pneu, sem medo de encontra-lo rasgado.

Seguem as fotos detalhando o "invento" do dia.

Filtro que desmontei e o elemento filtrante.


Furo para a saída de combustível, já alargado.

Novo furo, na medida do parafuso, para facilitar a vedação.
Montagem proposta. Furo inferior, entrada de combustível. Superior, saída de combustível já filtrado.

Nenhum comentário: