quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Detalhes e mais detalhes

É incrível a quantidade de detalhes que precisam ser vistos antes de terminar a viatura. Já faz vários dias que o Luciano e eu temos trabalhado em muitos deles, mas ainda assim faltam muitos. Não consegui cumprir a meta de inaugurar a viatura no 7 de Setembro, principalmente devido ao problema do dínamo e também aos documentos não estarem todos prontos, mas ainda tenho uma lista de coisas para fazer.

Sábado foi "oficialmente" o último dia que o Luciano pode ajudar. Ele já viajou domingo para resolver as questões dele, depois de muito lutarmos para entender o que estava errado com o dínamo.

Depois de apanhar muito do dínamo (que é pesado e difícil de manusear) no sábado, voltei para a empresa hoje com o teste final em mente. Ontem eu havia deixado a bateria carregando uma vez que ela "morreu" porque fazia tempo que não ganhava uma carga.

Hoje, cheguei e instalei a bateria no lugar, colocando-a com a moldura e já deixei a caixa da bateria parafusada, como deve ser. Feito isso, montei a mesa de mapa traseira e dianteira. Ontem eu havia deixado as chapas de 18 mm (a que tinha feito antes era de 23 e ficou muito grossa, a que o Luciano cortou, ficou um pouco pequena e eventualmente saia do trilho) já cortadas, então hoje foi só fazer os furos e parafusar a ferragem na traseira. Na mesa dianteira cavei o sulco usando a "makita" e lixei as bordas para ela deslizar melhor.

Depois do almoço montei o amperímetro para testar o dínamo. Uma das dificuldades que tivemos para testar é que os multímetros que tínhamos em mãos suportavam somente 10 amperes, e o dínamo pode gerar 50, ficamos com medo de queima-los. Para resolver isso e ter uma conclusão definitiva se o problema é o dínamo ou algum outro componente, montei em uma tábua com mais 3 cabos e um amperímetro antigo que tínhamos "tapando furo" do painel antes de iniciar a reforma. Com a engenhoca em mãos, eu pude testar somente o dínamo, com o carro em funcionamento, mas com todos os cabos desligados. A conclusão é que tem um curto circuito no dínamo, pois bastava ligar o dínamo na bateria e além dos cabos esquentarem rapidamente, o amperímetro saltava para 50 amperes negativos de descarga. Uma lâmpada de 60W, não chega a 10.

Feito isso resolvi lubrificar o cardã traseiro, que estava sem graxa nas cruzetas. Por conta das engraxadeiras não estarem no ângulo correto, foi mais fácil tirar o cardã, lubrifica-lo e devolver no lugar. Pretendia trocar o óleo dos diferenciais, mas acabei deixando de lado pois já estava um pouco tarde e fiquei com medo de não conseguir acabar durante o dia.

Aproveitei para cortar e colocar no lugar umas tiras de tecido verde que comprei para colocar entre o capo do motor e a lataria.

Seguem as fotos.

Nenhum comentário: